A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

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quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio - 19 de Abril



Saravá as Caboclas e os Caboclos da Umbanda
Saravá o Índio Brasileiro



História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da Data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


Por que dia 19 de abril é Dia do Índio?

"Certo que todo dia é dia do índio, assim já dizia Baby Consuelo, a Baby do Brasil, só que o dia 19 de abril, foi um fato histórico, pois, em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como os índios, estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano.No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio, em 19 de abril. Daí então, que deu início aos grandes movimentos indígenas, pois, foi através desse I Congresso Indigenista, que os indígenas tiveram consciência, que tinham forças para lutarem pelos seus direitos. Lutarem por suas terras, pela preservação de sua cultura, por sua sustentabilidade e lutar pelo simples direito de continuarem a ser índios. Por isso temos que ter consciência, que o dia 19 de abril, não é só uma data comemorativa banal, essa data tem um significado histórico, e temos que respeitar, pois o dia 19 de abril de 1940, foi o primeiro passo para nós estarmos caminhado hoje."Trecho da carta de Alexandre Pankararu (alex@indiosonline. org.br)
Em 18/04/2006, na véspera do Dia do Índio, o Senado Federal reconheceu Sepé Tiarajú, como um dos “Herói da Pátria”. Projeto do Senador Paulo Paim (PT/RS), que inscreveu o nome do guarani Sepé Tiaraju no “Livro dos Heróis da Pátria”. Sepé Tiaraju, índio guarani da possessão Os Sete Povos das MissõesAo lado de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, D.Pedro I, Marechal Deodoro, Duque de Caxias, Almirante Tamandaré, Plácido de Castro e Chico Mendes, o corregedor dos 7 Povos das Missões Jesuíticas, Sepé Tiarajú, é o primeiro indígena a constar no Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília. “Sem dúvida, o índio Guarani Sepé Tiaraju é um símbolo na luta pela liberdade. Grande líder do seu povo, lutou até a morte para defender o direito de permanecer em sua terra. Sepé Tiaraju é hoje uma lenda para os nossos indígenas, e os de toda a América Latina. Simboliza o ideal de liberdade, de dignidade e de bravura, tão preciosos para os índios e exemplares para todos os cidadãos brasileiros”. (Senadora Maria do Carmo - PFL/SE).
“Sepé Tiarajú representa a luta histórica de um povo que lutou para permanecer no seu chão”, ainda emocionado, o senador gaúcho Paulo Paim, lembrou que a nação indígena solicitou que esse projeto fosse apresentado tanto no Senado como na Câmara. O deputado Marco Maia é o autor da proposição na Câmara.


NAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL, segundo a FUNAI

Amawáka - Nawa – Arara – Nukuini – Ashaninka - Poyanawa – Deni – Shanenawa - Jaminawa – Yawanawá – Katukina – Kaxinawá – Kulina – Manxinéri - Cocal – Jeripancó - Kariri_Xocó – Karapotó – Tingui_Botó – Wassú – Xucuru_Kariri - Galibi – Galibi_Marworno – Karipuna – Palikur – Wayampi – Wayána_Apalai - Apurinã – Issé – Katawixi – Marimam – Parintintin – Tuyúca – Arapáso – Jarawara – Marubo – Paumari – Waimiri_Atroari – Aripuaná – Juma – Katwená – Matis – Pirahã – Banavá_Jafí – Juriti – Kaxarari – Mawaiâna – Pira_tapúya – Wanana – Baniwa – Kaixana – Mawé – Sateré_Mawé – Warekena – Barasána – Kambeba – Kayuisana – Mayá – Suriána – Baré – Kanamari – Kobema – Mayoruna – Tariána – Xeréu – Kanamanti – Kokama – Miranha – Tenharin – Yamamadi – Desana – Tora - Karafawyána – Korubo – Miriti – Yanomami – Himarimã – Karapanã – Munduruku – Tukano – Zuruahã – Hixkaryana – Maku – Mura – Tukúna - Arikosé – Pankararú – Atikum – Botocudo - Pataxó Hã Hã Hãe – Kaimbé – Tuxá – Kantaruré – Kariri – Kiriri – Kiriri_Barra – Pankararé - Jenipapo – Kalabassa – Kanindé –Pitaguari – Potiguara – Tabajara – Tapeba – Tremembé - Guarani [M'byá] – Tupiniquim – Ava_Canoeiro - Karajá – Tapuya - Awá, - Guajá – Guajajara – kanela – krikati – Timbira [Gavião] - Apiaká – Juruna – Mehináko – Rikbaktsa – Yawalapiti – Kalapalo – Metuktire – Suyá – Zoró – Aweti – Kamayurá – Tapayuna – Bakairi – Mynky – Tapirapé - Bororo – Katitaulú – Nafukuá – Terena - Cinta Larga – Kayabí – Nambikwara – Trumai - Enawené_Nawê – Kayapó – Naravute – Umutina – Hahaintsú – Kreen_Akarôre – Panará – Waurá - Ikpeng – Kuikuro – Pareci – Xavante – Irantxe – Matipu – Xiquitano – Guarany [Kaiwá e Nhandéwa] – Guató – Kadiwéu – Kamba – Kinikinawa – Ofaié – Kaxixó – Krenak – Maxakali – Pataxó – Tembé – Xakriabá – Kaingang – Xeta - Fulni-ô – Kambiwá – Kapinawá – Truká – Xucuru – Guarani - Amanayé – Parakanã - Zo'e – Anambé – Suruí - Katwena – Araweté – Kaxuyana – Tiriyó – Assurini – Kayabi – Turiwara – Wai_Wai – Waiãpi – Kuruáya – Wayana_Apalai – Mawayâna – Xipaya – Aikaná – Jabuti – Mutum – Urupá – Ajuru – Kanoê – Amondawa – Pakaanova – Karitiana – Paumelenho – Arikapu – Sakirabiap – Ariken – Koiaiá – Aruá – Kujubim – Tupari - Makuráp - Uru Eu Wau Wau – Mekén – Urubu – Ingaricô – Macuxi – Patamona – Taurepang – Wapixana - Ye'kuana – Xokleng – Xocó - Apinaye – Javaé – Kraho – Xerente

Grupo Povo de Aruanda


Parabéns ao dia do Índio, etnia fundamental para a formação de nossa Lei Divina da Umbanda.
Formadora da linha de Caboclos, com seus ancestrais atuam no astral para nosso desenvolvimento espiritual aqui no plano terrestre.
Utilizamos seus cantos, fundamentos e trabalhos mediúnicos.
Etnia forte, exterminada aos poucos pelo homem branco (nós), os mesmos que hoje necessitam de seus ensinamentos, e ajuda, e mesmo assim, nos auxiliam felizes em ter essa oportunidade.
Legião espiritual, tão nobre que vem a terra, limpar os corpos materiais de seus antigos algozes, para que os mesmos possam evoluir no lado espiritual.
Obrigado por existirem e proteger sua linha de atuação vibracional que são as matas, florestas e a natureza em geral, que nós homens "civilizados brancos", continuamos a degradar, exterminar e devastar em nome de uma pseudo evolução e desenvolvimento.
E mais em especial , homenageio meu Guia e Mentor Caboclo Índio Tupinambá, espírito guia que atua na linha dos caboclos (índios) de Oxóssi, povo das matas. Saravá a todos os Índios da Terra e do Astral, Anauê!
 
 
Denis Sant’Ana 

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"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

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Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!