A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores do Saravá Umbanda

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Saravá! O que Realmente Significa?




Saravá! O que Realmente Significa?**
O que era pra ser uma simples saudação e elemento de vibração espiritual, como era de se esperar, virou o sinônimo de algo extremamente negativo. É curiosa essa reação popular quanto ao desconhecido, pois quando se (pré) conceitua uma cultura mantendo seus olhares no escuro, logo surgem hipóteses mirabolantes e mentirosas para tentar explicá-las, antes de buscar entendê-las. Tudo isso fortalece a muitos mitos que não fazem mais do que alimentar a ignorância e a intolerância em relação aos verdadeiros fatos.

O poeta e compositor, Vinício de Moraes, como exemplo positivo, utilizava-se do termo (Saravá) para exprimir especificamente uma saudação (‘salve, ‘viva’...). A palavra, assim como o ‘axé’, tem uma carga de significado positiva e de extrema cordialidade. Contudo a terminação também é utilizada pelas religiões afro-brasileiras para se chegar a ápices espirituais, tais como ‘mantras’: que são palavras vocalizadas de forma a encontrar vibrações exatas em emanações ritualísticas. São sons místicos e sagrados para quem os produzem, não despreocupadamente, mas em um espaço que prima à elevação do espírito.

Pela seriedade encontrada durante os rituais que emanam seu Saravá, não é aconselhável que se pronuncie fora dos centros, uma vez que assim como pode sintonizar vibrações boas, pode também dissipá-las. Podemos dizer, então, que proferindo a palavra estaremos evocando toda a força que movimenta a natureza.

Para compreendermos melhor o termo, separaremos silabicamente para que possamos chegar ao um entendimento um pouco mais claro e analítico quanto a sua raiz: SA = (Força, Senhor); RA = (Reinar, Movimento); VÁ = (Natureza, Energia). Podemos dizer, enfim, que Saravá é a força que reina na natureza ou que é o Senhor que movimenta todas as energias. É perceptível a força que discorre desse veículo (a palavra Saravá) e a atração que exerce sobre as almas que estão na mesma sintonia ou procuram sintonizar-se a ele.

Como já dissemos no início do texto, não podemos nos fundamentar em embasamentos precipitados e maldosos em relação a algo que não conhecemos. Precisamos estar alertas para não cairmos no poço da ignorância a ponto de desconsiderarmos algo tão importante para quem realmente o conhece. Mas, a essa altura do texto, acredito, estamos todos vibrando na mesma sintonia, então porque não saudá-los com um bom e sonoro, SA-RA-VÁ?

** Em minha condição de cético, não tenho compromisso nenhum em seguir paradigmas religiosos de credo algum, mas não aguento nenhuma forma de intolerância em relação ao que (pré) conceituamos como negativo ou positivo na sociedade. Respeitar a diferença, esse é o grande desafio a ser vencido para que tenhamos uma sociedade mais democrática e justa, pois há espaço de sobra para todos no mundo e este exemplo é apenas um de universos de pensamentos vários e interessantes. A verdade é que os pseudo antropólogos, como eu, têm ainda muito trabalho pela frente... Ainda bem!!!

Por: Dilso J. dos Santos

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos de Linha de Esquerda da Umbanda

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Baixar Pontos de Umbanda

DOWNLOADS-CDs de Pontos
DOWNLOADS-CDs de Pontos

Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!