A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores do Saravá Umbanda

quinta-feira, 22 de março de 2012

O Silêncio é uma Prece?



Placa muito encontrada em vários terreiros, “O Silêncio é uma Prece”, leva muitos a uma reflexão sobre os minutos que antecedem uma gira, com base, principalmente, na concentração dos médiuns para facilitar a incorporação. Outro ponto relacionado à placa, são as rodinhas de fofocas, tanto entre os consulentes, quanto com os médiuns da casa.

Neste caso, silêncio é uma prece e evita fofocas.

Mas há ou não fundamento no silêncio?

1.       Sim, o silêncio é uma prece.

Lado positivo:
Como exposto acima, quanto mais silêncio tivermos, mais concentrados os médiuns ficam, normalmente fixam o foco nas coisas que devem fazer durante a gira, organizam e facilitam o acesso aos apetrechos e ferramentas de trabalhos dos guias;

A vontade de falar com a pessoa ao lado sobre os dias anteriores a gira, sobre sua vida e de outras pessoas acaba sendo presa internamente, evitando fofocas no ambiente sagrado;

O silêncio, quando bem aproveitado, funciona nas preces íntimas de cada um, ajudando no direcionamento dos problemas aos guias que já estão trabalhando no plano espiritual e na possível solução de cada um deles.

Lado negativo:
Pessoas hiperativas ou com problemas de concentração não conseguem ficar paradas por muito tempo, vão buscar outras coisas pra fazer e provavelmente irão provocar mais barulho arrumando suas coisas do que se estivessem conversando com alguém;

Aquelas pessoas que já são organizadas, que chegam com as ferramentas de seus guias em ordem, ficarão entediadas com o passar do tempo e muito provavelmente começarão a chegar alguns minutos antes de começar a gira. Outras pessoas perceberão que, chegar em cima da hora, é melhor do que ficar parado “olhando para as paredes”, ou seja, o terreiro ficará praticamente vazio momentos antes do início do trabalho e, repentinamente, todos chegam juntos;

Se não é permitido conversar dentro do terreiro as pessoas conversam do lado de fora, antes e ou depois da gira. O maior problema causador de barulhos, reclamado pela vizinhança de um terreiro, é o bate papo nas ruas, e não o som dos atabaques e da música.

2.       Não, o silêncio não é uma prece.

Lado positivo:
Se for permitida a conversa, num tom moderado, as pessoas permanecem dentro do terreiro e não causam transtornos à vizinhança;

Os membros da corrente mediúnica conseguem arrumar suas coisas e a dos guias enquanto tiram dúvidas entre si, ajustando suas mentes com a gira que irá ocorrer;

Todos os sons emitidos pelas pessoas, guias, atabaques e outros instrumentos, geram energias, e essas energias são utilizadas pelos guias para o trabalho, ou seja, até mesmo conversas geram energias que podem ser usadas pelos guias.

Lado negativo:
Mesmo pedindo moderação, as pessoas perdem a noção do nível e elevam a voz constantemente;

Mesmo os membros da corrente mediúnica acabam gerando fofocas;

As conversas geram energias, mas conversas mal intencionadas geram energias negativas, o que acarreta trabalho extra para os guias para processar essa energia.

Optar pelo silêncio traz o benefício de a pessoa ter aquele momento só para ela e poder direcionar seus problemas para os guias.

Permitir a emissão sonora é benéfico para aumentar a geração de energias, facilitando o trabalho dos guias.

Não podemos afirmar que um ou outro modelo está certo, menos ainda visitar uma casa de fé e criticar a postura adotada, pois os pontos positivos e negativos valem para qualquer caso.

Acreditamos que a melhor maneira seja explicitar todos os motivos pela escolha de um ou outro modelo, para que cada um saiba pesar seus atos dentro do terreiro. Esses motivos devem ser constantemente lembrados a todos, incluindo assistência, para que não fuja a real intenção de ensinar, facilitar o trabalho dos guias e praticar a caridade.

Por: Newton C. Marcellino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos de Linha de Esquerda da Umbanda

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Baixar Pontos de Umbanda

DOWNLOADS-CDs de Pontos
DOWNLOADS-CDs de Pontos

Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!