A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores do Saravá Umbanda

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher. Dia de Pombo Gira. Dia 8 de Março


Hoje é o dia de nossas e de tantas outras mulheres! Vamos fazer uma pequena homenagem a elas através de nossas queridas Pombo Giras, que afinal são maravilhosas e que transmitem facilmente essa bela missão do que é ser mulher!

Dia de Pombo Gira.
Estava imerso nos meus trabalhos quando senti a proximidade de um dos Guias, ou melhor, de uma das Guias. Parei para perceber melhor e escutei:

- Boa noite, moço.

- Boa noite, minha senhora. Tudo bem? Posso ser útil em alguma coisa?

- Comigo está sempre tudo bem, moço. (gargalhada) Obrigada pela sua gentileza.

- Não tem de quê, minha mãe à minha esquerda.

- Sabe, moço, agradeço seu carinho e o seu respeito, não são todos que o têm, mas estou longe de ter um filho barbado. (gargalhada).

- Entendo, minha senhora…

- Mas tudo bem, meu filho. (gargalhada escrachada) Sabe moço, estava vendo a movimentação e sei que haverá trabalhos na minha banda. Fico contente por isso, mas não consigo entender uma coisa.

- O quê, minha mãe? – ri-me, já pressentindo o que vinha.

- (risos) Porque é que vocês só reverenciam a festa de Exu?

- De jeito nenhum, minha mãe, a festa sempre é também para a senhora.

- Não é isso que estou dizendo, moço.

- E o que é então?

- Sabe moço, estamos à frente e na frente de muitas coisas. Aliás, Pomba-gira é assim mesmo, prá frente. (gargalhada) 

- Isso eu sei… (risos), mas não entendo onde a senhora quer chegar.

- Olha, moço, vocês passaram por grandes mudanças e avanços sociais nos últimos tempos, não?

- Não…vou dizer que ainda estamos passando, mas claro que muita coisa mudou.

- E vão mudar mais ainda! (gargalhada) Bom, moço, sei que não tenho muito tempo e queria falar-lhe uma coisa.

- Pode dizer, minha mãe.

- Apesar de atuarmos junto com os nossos companheiros Exus, nós não somos nada parecidas com eles. Assim, não têm por que criar um dia para Exu e reverenciar-nos também.

- Onde a senhora que chegar?

- Antes, na vossa ignorância, muitos nos chamavam de Exu mulher, mas hoje isso passou, pelo menos para muitos, mas outros ainda possuem estes conceitos ou piores (gargalhada escrachada).

- Sim?

- Então, como muitos já sabem disso, e como também sabem o muito que fizemos por vocês e pela Umbanda, você não acha que está na hora de criar um dia só para nós? (gargalhada).

- Acho que sim, minha mãe. Por mim pode até ser hoje.

- (gargalhada escrachada) Você acha moço, que Pomba Gira se contenta com qualquer coisa? (gargalhada escrachada)

- Sei que não (risos), mas, mais uma vez, não entendi onde a senhora quer chegar.

- Olha moço, quando vocês comemoram um dia para os Orixás, normalmente ele tem a ver com o sincretismo religioso que vocês fazem, certo?

- Certo, mas infelizmente não conheço nenhum sincretismo religioso para a senhora.

- (gargalhada) É porque de santa nós não temos nada! (gargalhada escrachada) Mas se tivéssemos, qual seria esse sincretismo?

- Sei lá, minha mãe. Maria Madalena, talvez (risos).

- É, podia ser engraçado… Mas essa história de mulher da vida continuaria nos perseguindo, ou não foi por isso que você pensou nela?

- Tenho que confessar que foi. Peço desculpas.

- Não tem que se desculpar não, moço, se a gente ligasse para isso, já teríamos reclamado.

- Mas então com que santa sincretizamos a senhora, já que de santa a senhora não tem nada? (risos)

- Engraçado você, não, moço? (gargalhada)

- Mas uma vez desculpe, mas não posso deixar de me lembrar do que as senhoras representam na cabeça de muita gente.

- Isso é falta de informação ou ignorância mesmo, sabe moço?

- Sei.

- Mas que influenciamos algumas mudanças na mulherada, pode ter a certeza.

- Acredito. Afinal vocês representam o arquétipo do prazer, a sensualidade e a sexualidade feminina e a “mulherada” “tá” fogo (risos).

- Você falou bem, moço, feminino, não da mulher. Claro que somos mais femininas que vocês, mas vocês também possuem um lado feminino, não?

- Claro que temos, minha mãe, assim como vocês têm um lado masculino.

- Esse não serve para nada. (gargalhada) Mas esse lado que muitos de vocês (homens e mulheres) não usam, deveriam usar mais, sabe?

- Sei não, minha mãe. Pode-me contar?

- Não se faça de inocente, moço. Eu sei que você sabe, mas você quer ver o que eu tenho para dizer e o que tiver que dizer eu digo moço. Acontece que é através desse lado que vocês tanto realizam como se realizam nas coisas, pois é nele que vocês encontram o prazer de fazer, de viver, de ser…

- Sei…

- Mas esse lado, moço, só se desenvolve com leveza, com soltura, com sensibilidade e isso até mesmo muitas mulheres estão a esquecer-se.

- Acredito que sim, minha mãe.

- Mas, voltando ao assunto que você desviou, nós não nos contentamos com qualquer coisa e nem com qualquer dia.

- Tudo bem, minha mãe, mas que dia a senhora quer para que possamos homenageá-las?

- Sabe, moço, se nós não tivéssemos dado corda àquela mulherada toda, muita coisa não teria mudado.

Entendendo onde ela queria chegar, perguntei:

- As senhoras ou o mistério?

- Isso não importa, pois é através dele que me manifesto, certo?

- Certo, minha mãe.

- Mas voltando onde você me interrompeu, se nós, ou como você disse, o nosso mistério não tivesse incitado toda essa revolução feminina, as mulheres não teriam conquistado um dia só para elas, sabe?

- Não, mas acho que estou a começar a perceber…

- Pois é, moço, tem sincretismo ou arquétipo melhor para nós do que simplesmente a mulher, sem ser santa ou outra coisa qualquer? Simplesmente mulher.

- Acho que não.

- Então concordamos, já que de santa eu não tenho nada, mas de mulher tenho muito… (gargalhada)

- Concordo, minha mãe… (risos) Agora entendi, minha mãe. A senhora quer que louvemos o seu dia no Dia Internacional da Mulher, não é isso?

- Pense moço, na revolução que isso seria. Homens homenageando suas mães, esposas, filhas, irmãs e… nós. (gargalhada escrachada)

- Acho interessante, minha mãe, mas acredito que muitos não vão gostar dessa idéia.

- Tudo bem, moço. Muitos já não gostam da gente mesmo. (gargalhada)

- Tudo bem, minha mãe. Na minha casa vou reverenciar esse dia como dia das Pomba Giras. Está bom para a senhora?

- Está não, moço. Por que só na sua casa se isso pode ser em toda casa de Umbanda? Como eu disse, nós não nos contentamos com pouca coisa! (gargalhada) 

Ri-me, mas já meio preocupado.

- Certo, minha mãe, mas o que a senhora quer que eu faça?

- Espalhe isso. Tenho a certeza que alguns vão gostar e aderir, outros vão achar você um palhaço, mas faz parte. Se nós não agradamos a todo mundo, você também não irá agradar quando relatar para os outros o que eu lhe estou pedindo.

- Certo, minha mãe, mas a senhora agüenta a bronca desse lado aí, “tá”?

- (Gargalhada) Pode deixar moço… se você fizer direitinho, não há problema. (gargalhada) Mas agora que já disse o que eu queria moço, eu vou embora e o resto é com você.

- Até à próxima, minha mãe. A senhora quer que eu ponha o seu nome no seu pedido?

- Ponha só Maria, pois não há nome que defina melhor o que é ser mulher que Maria, não acha?

Assim a moça desapareceu gargalhando...

E aqui escrevo essa nossa pequena conversa, instituindo no nosso Templo o dia 8 de Março como o dia dedicado a Pomba Gira. Um dia a mais dedicado a um Orixá como tantos outros que dedicamos na nossa Umbanda.

Saravá a todas as Marias!

Salve as moças!

Laroyê Pomba Gira!

Parabéns a todas as Mulheres desse Universo! Saravá!


Fonte: http://lendasdearuanda.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos de Linha de Esquerda da Umbanda

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Baixar Pontos de Umbanda

DOWNLOADS-CDs de Pontos
DOWNLOADS-CDs de Pontos

Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!