A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores do Saravá Umbanda

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Luxo na Umbanda?



Necessidade espiritual ou vaidade do(s) médium(ns)?


 Vamos refletir sobre:

"Necessidade   x   Vaidade   x   Humildade"

Não está acontecendo um exagero de vaidade na Umbanda (não da religião, mas dos adeptos)?

Entre muitos aspectos, podemos citar como exemplo a vestimenta e os paramentos: quando o médium tem uma entidade ou outra que usa um apetrecho de trabalho (um chapéu, um lenço, uma bengala ou mesmo outro elemento), nota-se que a necessidade desse material é do guia, ou seja, aquele espírito usa o chapéu, o lenço etc. para realizar seu trabalho, dentro do seu fundamento.

Mas, quando TODAS as entidades que trabalham com o mesmo médium, ou todas do mesmo terreiro (mesmo em médiuns diferentes) precisam se paramentar, não seria mais coisa do(s) médium(ns),  na maioria das vezes semi-consciente(s), do que do(s) espírito(s) atuante(s)?

Na internet, revistas e jornais, podemos ver com facilidade, fotos em que o mesmo médium (ou todos do terreiro), quando incorporado(s) apresenta(m)-se da seguinte forma: o baiano está vestido de cangaceiro, com falangeiros de seu Zé Pelintra (“linha de malandros”), usa terno, bengala e chapéu, o boiadeiro parece um capataz ou um coronel fazendeiro, o caboclo se veste imitando um índio (já que o de modo geral, os artigos encontrados, como cocares, não são genuinamente indígenas, e muitos não têm nenhuma semelhança aos paramentos que eram utilizados pelos povos ancestrais de nosso continente, ou mesmo pelos índios atuais), o Ogum veste roupa de soldado romano e tem uma linda espada (se possível, cravejada de brilhantes), o erê traja roupas infantis (macacãozinho, vestidinho colorido etc), o cigano com vestes características do povo (e lógico, quanto mais colorido, melhor), o Exu usa capa, tridente e cartola, o marinheiro usa uma “farda” como se fosse um autêntico capitão da marinha americana, etc. Isso quando não resolvem por um “trono” no meio do terreiro, colocando a entidade numa posição de rei dentro da casa (já existem tronos especialmente confeccionados para Exus e que são vendidos aos “olhos da cara” nas casas de artigos religiosos).

O que vocês acham? Será que existem mesmo médiuns ou casas onde TODAS as Entidades atuantes precisam se paramentar?

Seria coincidência esses espíritos escolherem, todos ao mesmo tempo, esse médium ou essa casa, para se paramentar?

Isso não seria contrário ao principal lema da Umbanda: “HUMILDADE e SIMPLICIDADE”- tão ensinado pelos nossos sábios Pretos-Velhos?

roupa branca (símbolo de igualdade), aos poucos estaria deixando de ser a FARDA dos soldados do exército do Pai Oxalá, já que até em dias de giras comuns estão usando roupas cada vez mais esplendorosas?

Será que festa de entidade ou Orixá precisa mesmo desse luxo todo, deixando, às vezes, um local sagrado como um templo umbandista mais parecido com uma ala de escola de samba, onde todo mundo fica "fantasiado"?

Esse colorido todo não facilita a indução à mistificação, ou no mínimo, ao animismo, já que o médium que gastou tanto dinheiro com toda essa parafernália, não vai querer deixar tudo aquilo guardado?

Ou será que os guias, que sempre foram exemplos de humildade e simplicidade, é que são (ou estão ficando) cada vez mais vaidosos (o que não acredito)?

Irmãos-de-fé, filhos da nossa amada Umbanda: apesar do respeito às diferenças, certas questões poderiam e deveriam ser melhor estudadas ou revistas pelos seguidores do Mestre Oxalá, afinal de contas, a Umbanda veio para dar espaço a todos os filhos do Pai Celestial, principalmente aos simples e humildes (encarnados e desencarnados), muitas vezes não aceitos em outros segmentos religiosos.  Com toda essa parafernália utilizada atualmente,  como os mais necessitados se encaixarão, já que muitos não podem comprar uma “roupa de Exu”, que muitas vezes, custa mais do que eles ganham por um mês de trabalho?

Lembremos que o brilho que devemos mostrar não é no luxo da vestimenta, ou seja, o lado externo, pois tudo isso é ilusório, já que roupa não tem força espiritual. O que realmente importa é a essência divina que existe em cada um de nós, filhos de Deus (encarnados e desencarnados). Esse brilho, que brota no âmago do ser é que deve ser mostrado e melhor ainda, doado, a todos aqueles que necessitam. Isso sim agrada ao Pai, aos orixás e seus Falangeiros de Luz.


Por Sandro da Costa Mattos

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O que mais vejo é gente INTERESSEIRA procurando os trabalhos espirituais na Umbanda para ENRIQUECER! pessoas HIÓCRITAS que usam máscaras de falsa humildade, mas que no fundo quer e almeja ser RICA para esnobar e humilhar os outros. Basta analisarmos a vida de muitos escritores famosos, artistas, eruditos, com algumas excessoes mas no alto de sua "sabedoria" entretanto cuja inteligência nao supriu nem supre suas necessidades básicas, muitos deles(as) vivendo e morrendo na mais absoluta miséria. A espiritualidade nao barganha com ninguém, você pode ser erudito(a) mas isso nao te faz melhor nem mais que os outros. Que a carapuza sirva a quem servir! mais uma coisa: o hábito nao faz o monge, uma roupa pode ser luxuosa mas é apenas um "pano" assim ouvi uma entidade em terra dizer e como Umbandista aprendi na prática que o que diferencia os "panos" é a postura do médium e arrogância muitas vezes, pode ser encontrada em meio á trapos e chitas também. Muito cuidado com pseudo-piscografias que vemos circulando pela web, há muitas mentes doentias que usam desse tipo de artifício! as trevas se vestem de luz para enganar os desavisados com "verborragia inútil", Saravá!

    ResponderExcluir
  3. É verdade,todos temos o DIREITO À LIVRE EXPRESSÃO,é verdade,só que..... bem,essa criatura que postou o comentário aí acima,bem que fui novamente avisada mediunicamente,tal pessoa,nem sei,nem quero saber quem é,vive " de picuinha " comigo, e sabe-se lá com mais quem,ela vem tentando me provocar,mas não consegue fazer com que lhe dirija a palavra,não sei o porquê de tão tola animosidade.... Repare,quem estiver lendo estes comentários,que o comentário acima,como sempre,tolamente depondo contra minha pessoa,é carregado,nas entrelinhas,de mágoas e dores,mas nada tenho a ver com isso,aliás,empenho-me em ficar a mega-parsecs de distância de qualquer tipo de desequilíbrio..... Todos passamos,sim,por desafios,coisas difíceis,e vamos vencendo,com sabedoria real e maturidade verdadeira - agora,há quem precise tomar sua criança interior no colo e curá-la de antigas feridas,ao invés de tentar importunar,ofender,inquinar quem nem conhece,nem jamais conhecerá. Não escrevo para medíocres,nem ensino nada a subnivelados,em termos mentais e espirituais.Todo meu trabalho é verdadeiro,inspiradíssimo,lastreado em um curriculum vitae imenso e admirável - agora,eu sei que luzes incomodam as trevas,TRAVAS PARA AS TREVAS,conforme escrevi,com imenso sucesso - aliás,tanto na música erudita kosmotrônica quanto na literatura realmente brilhante - conforme milhares e milhares de leitores e ouvintes sabem - apenas sirvo o Bem e a Luz - sim,sou aguerrida,apodítica,epidítica,brilhante,sei que isso incomoda os que se opõem ao realmente Bom e Belo - mas vou em frente,AMO ser o que e como sou,uma das pouquíssimas pessoas que têm EU IMORTAL E EGO TERRENO EM EQUILÍBRIO - aliás,de dezenas de milhares de leitores,apenas um ou outro " gato pingado " de temperamento,não sei porque,revoltado ou iracundo,tenta atacar-me,como se isso fosse possível,de fato..... Sim,a Luz da Espada Flamífera Flamígera incomoda - essa criatura vem tentando,por ofensas pessoais,atingir-me,eu uso tudo isso em meu total benefício,tornando-me cada vez mais forte e maior. Como já dizia F.Nietszche - O QUE NÃO ME DESTRÓI, ME FORTALECE. Parafraseando-o,digo eu - NADA ME DESTRÓI. TUDO ME FORTALECE. Recomendo a você,Denis,colocar moderação nos comentários também deste blog,até porque,veja,vejam bem todos, eu JAMAIS me dirijo lançando ofensas,objurgatórias,doestos e vitupérios a ninguém,em particular,considero isso algo extremamente negativo,tenebroso,ominoso - notem que a criatura - nem sei quem é,nem quero saber!!! - que postou o comentário acima,nas entrelinhas,quer é briga,parece gostar de uma discussãozinha..... Mas isso não é para gente preciosa,cujo tempo é preciosíssimo,como eu e,quero crer,para muita gente realmente de Bem e de grande valor......Ainda está em tempo - EXCELENTE 2014.... para quem merece,de fato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oração a Xangô: Poderoso Orixá de Umbanda,Pai, companheiro e guia. Senhor do equilíbrio e da justiça. Auxiliar da Lei do Carma, Só tu, tens o direito de acompanhar pela eternidade,Todas as causas, todas as defesas, acusações e eleições,Profanadas das ações desordenadas, ou dos atos impuros e benfazejos que praticamos. Senhor de todos os maciços e cordilheiras,Símbolo e sede da tua atuação planetária no físico e astral.Soberano Senhor do Equilíbrio, da equidade, Velai pela inteireza do nosso caráter. Ajude-nos com sua prudência. Defenda-nos das nossas perversões, Ingratidões, antipatias, falsidades, Incontenção da palavra e julgamento indevido dos atos Dos nossos irmãos em humanidade. Só Tu és o grande Julgador. Kaô Cabecilê Xangô!

      Meu Pai Xangô, obrigada pela misericórdia, por ter atendido meu pedido e julgado minha causa. Sua filha agradece.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. EXCELENTES CONTEÚDOS,busquemos sempre Luz e esclarecimento,inclusive e principalmente perante os momentos momentosos de nivelamento evolutivo,varredura e saneamento que se avizinham para o orbe Terra. SABEDORIA,PAZ,TRIUNFO,E BÊNÇÃOS DIVINAIS PARA TODOS NÓS!!! E.... é verdade,EM ESSÊNCIA,SOMOS TODOS UM!!!

    ResponderExcluir
  12. Kaô Cabecilê meu Pai! muito obrigada pois meu pedido já foi atendido! sua filha agradece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto encarnados neste orbe,vamos cumprindo papéis e mais papéis - em verdade,não sou uma Alma inimiga de nada,nem ninguém,cada qual busque aperfeiçoar-se nas luzes que já tem,sabendo,todos nós,ter a hombridade e a humildade naturais de corrigir-nos em nossas ainda presentes falhas. Repito,apenas vamos cumprindo papéis,e deixo bem claro,assim como tenho todo o direito de externar meus pontos de vista,na verdade,não odeio,não quero mal a ninguém - tomo DEUS TODO-PODEROSO por testemunha,como também eu sou um Ser que pugna e propugna pela Luz. Sim,SALVE OS ORIXÁS SAGRADOS,enquanto Divindades multidimensórias do Deus Vivo e Ùnico. Assim como me disponho a explicitar meus valores e muitas de minhas ideias,estou,também,aberta para RECONCILIAÇÃO E LUZ,desde que uma linha de Ética,respeito e bom entendimento passe a vincular-me,com relação a qualquer pessoa. Meu amor é pelas diretrizes sacrossantas da Evolução e,portanto,não retrocederei aos tempos de barbárie,em nenhum sentido.PAZ E LUZ para todos nós,em verdade,é o que quero. Cumpra-se. SARAVÁ,ÁSÉ,e,como nós,judeus,dizemos - SHALOM - Paz,saudação amistosa,em Hebraico - o Idioma Sagrado e Transcendental de Jeová dos Exércitos,de parte desta galáxia.

      Excluir
  13. Die Hilfe der Götter

    Chango ist der Gott des Donners und des Blitzes, der Krieger. Er hilft Menschen die kein besonders starkes Durchsetzungsvermögen haben. Denn Chango diskutiert nie, und das was er sagt wird gemacht. Er ist fleißig und hat viel Mut.
    Die Heilige Oya oder Yansa genannt ist der Orisha der Stürme, der Winde und des Flusses Niger. Sie ist kämpferisch und sehr aggressiv. Sie wird oft gegen Magie und Flüche gerufen, und um Geister von sich fernzuhalten. Sie ist kraftvoll und eigen, sie weiß was sie will. Oyá gilt als Göttin des Wandels. Als Schutzherrin weiblicher Führerschaft verkörpert sie eine Mütterlichkeit und gleichzeitig auch ein Kriegertum. Sie kämpft gegen Ungerechtigkeit und Unterdrückung. Als die Frau Changós besitzt sie beinahe ebenso große Kräfte. Sie ist kraftvoll und eigen, sie weiss was sie will.

    Amados irmaos do blog, saudacoes! nesta 4a feira eu saúdo pai Xangô e mae Iansan Kaô Cabecilê! Eparrêi Oya! saibam meus queridos que minha fé nos amados Orixás é inabalável, inquebrantável. Sou uma filha de Oya, a menina dos olhos de Oxalá, que jamais cansa de agradecer pelas vitórias em todos os lugares desse planeta onde minha caravana está em constante movimento. Auf Wiedersehen!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos de Linha de Esquerda da Umbanda

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Baixar Pontos de Umbanda

DOWNLOADS-CDs de Pontos
DOWNLOADS-CDs de Pontos

Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!