A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores do Saravá Umbanda

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tipos de Espíritas



Em O Livro dos Médiuns (1), há importantes informações sobre os tipos de espíritas, de acordo com o grau de entendimento e a vivência dos princípios espiritistas:

1 - Espíritas sem o saberem: embora nunca tenham ouvido falar da Doutrina Espírita, têm o sentimento inato de seus postulados, expresso em palavras e pensamentos; nesses indivíduos, o Espiritismo está presente e, embora não o reconheçam, crêem em Deus, na imortalidade da alma, na reencarnação, na pluralidade dos mundos habitados, na lei de causa e efeito, entre outros princípios espíritas.

2 - Espíritas experimentadores: para esses o Espiritismo é uma ciência de observação de fatos curiosos, que são as manifestações mediúnicas. Interessam-se apenas pelos fenômenos científicos, sem se aterem à parte filosófica e religiosa da Doutrina. Muitas vezes, por ignorância de dirigentes espíritas, participam de sessões mediúnicas, em completo despreparo espiritual e intelectual.
 
3 - Espíritas imperfeitos: crêem nos postulados espíritas; compreendem e admiram a parte filosófica e moral, mas continuam orgulhosos, materialistas e egoístas. Muitos são trabalhadores das Casas Espíritas. Não são, porém, engajados e comprometidos com sua própria reforma moral.

4 - Espíritas exaltados: entusiastas, deslumbram-se com a Doutrina Espírita, esquecendo-se de que a fé deve ser raciocinada. São presas fáceis dos mistificadores (encarnados e desencarnados), que deles se aproveitam para denegrir e ridicularizar a Doutrina e seus adeptos. Aqui também se encontram aqueles que, iniciantes na crença espírita, tentam “converter” todos os parentes e amigos, esquecendo-se de que cada Espírito tem o seu momento e modo de despertamento espiritual.

5 - Espíritas cristãos (ou verdadeiros espíritas): estudam e vivenciam os postulados espíritas em sua plenitude. Cientes da transitoriedade da vida terrena aproveitam a encarnação atual como alavanca para a evolução espiritual. Esforçam-se para reprimir suas más tendências, realizando sua reforma íntima. A caridade é a expressão de sua crença, embasada nos ensinamentos do Mestre Jesus.

A partir da aceitação dos postulados espíritas como ciência, religião e filosofia de vida, não cabe mais a afirmativa: Estou tentando ser espírita. É preciso coragem e determinação para assumir perante si mesmo e os outros: Sou espírita. Um espírita cristão, que vivencia os preceitos espíritas, demonstrando que a crença na Doutrina Espírita elucida o sentido e a razão da existência espiritual.

(1) KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 35 ed. Araras, SP. IDE. Primeira parte. Capítulo III, itens 27 e 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos de Linha de Esquerda da Umbanda

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Baixar Pontos de Umbanda

DOWNLOADS-CDs de Pontos
DOWNLOADS-CDs de Pontos

Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!