A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores do Saravá Umbanda

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Orixás na Umbanda - Forças da Natureza



Orixás são os poderes da natureza, ou seja a força na natureza com potencial diferenciado pela energia do elemento que o mesmo comanda, Quando cultuamos nosso orixás, estamos falando das forças elementares oriundas da água, da terra, do ar, do fogo, etc.

Essas forças em equilíbrio produzem a energia revitalizante que chamamos de axé e que alimenta nosso planeta e todos nós seres viventes, e forças estas que nos auxiliam em nosso dia a dia, direcionando nosso destino, para que este torne-se cada vez mais favorável ao desempenho de nossa missão nesta passagem terrestre. Estas forças pertencem à criação do grande Pai chamado por nós em nossa religião de Olorum, Obatalá, Zambi e etc., cuja tradução quer dizer Deus Supremo.

Cada força da natureza é representada por um determinado Orixá. Os Orixás nos deram segredos e fundamentos os quais utilizamos para diminuir a distância do plano material para o plano espiritual e melhorar a comunicação com os orixás, comunicação essa que preservamos e utilizamos em nosso benefício espiritual.

Cada Orixá possui ligado ao seu centro de poderes, seus centros de força, ou os campos terrestres aonde a força do Orixá predomina. Os Orixás possuem ligado aos seus poderes, as suas cores, as suas canções as suas orações de invocação, as suas ferramentas, símbolos e sinais cabalísticos e uma infinidade de fundamentos os quais não são propriedades de nenhuma religião mas antes pertencem a DEUS o qual os deu ao Orixá.

Isto quer dizer que a Umbanda não “copiou” o Católico, o Candomblé, o Espiritismo ou a Cabala Judaica ou A ou B, mas antes utiliza os fundamentos da forma como lhe foi dada pelos instrutores Espirituais, se algo já é utilizado em outro movimento religioso e também é utilizada na Umbanda e foi modificado, é porque assim foi ordenado e existe uma explicação religiosa e científica.

Para a Umbanda, Deus (Olorum, Obatalá, Zambi e etc.) representa o centro gerador do universo, Oxalá gera a energia a todos os outros Orixás.

Ogum representa o ferro (os minerais) e a eterna luta a favor da paz universal, a luta do espírito contra a matéria.

Xangô, o fogo virginal, o fogo que não queima, mas aquece, alimenta e dá vida ao espírito, também representa a pedra e a justiça.

Oxossi, o gerador de alimentos, as florestas soturnas que são derrubadas, mas que pela força de Oxossi sempre estão ressurgindo, Oxossi representa também os animais.

Oxum comanda a água doce e comanda a fertilidade dos seres vivos, está presente eternamente no nascimento e na evolução da vida em todo o planeta.

Iansã representa o raio, a tempestade, o movimento do ar, a guerra energética espiritual.

Iemanjá comanda as águas principalmente a água salgada, tem poder sobre a eterna reconstrução e circulação da vida no planeta.

Obaluayê e Omulú, o Rei da Terra, o médico dos pobres, o Orixá controlador da vida e da morte do corpo, controlador das doenças que assolam a humanidade em grande escala, dono das doenças que afetam a pele dos humanos como a bexiga e a varíola.

Nanã, comanda a junção da água com a terra que forma o barro, está presente junto com Obaluayê e Yemanjá, como a matriz geradora dos seres vivos da terra, também está presente na formação dos seres humanos desde a formação do primeiro ser vivo no planeta terra.

Há também outros Orixás que não costumam ser cultuados na Umbanda, mas têm um grande significado e poder, como por exemplo Ossãin, comanda as folhas e ervas medicinais.

Oxumaré comanda o movimento das águas no céu e o movimento do planeta como ser vivo, Oxumarê também está presente no controle da transformação.

Temos também Iroco, Ewá, Obá e etc.

No controle do Pólo Negativo temos também, o Orixá Exu (Orixá que não cultuamos na Umbanda), que representa a ligação mágica entre o homem-matéria e a terra, Exu é aquele que abre os caminhos e pode atrair a prosperidade , como também tem poder para fechar os caminhos e atrair os acontecimentos ruins conforme nosso interior cria, deseja e quer que as coisas aconteçam.

Exu é o princípio dinâmico de individualização e distribuição do axé. O Pólo Positivo ordena e o Pólo Negativo executa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos de Linha de Esquerda da Umbanda

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Baixar Pontos de Umbanda

DOWNLOADS-CDs de Pontos
DOWNLOADS-CDs de Pontos

Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!