A Umbanda vivencia o Evangelho de Jesus em sua essência através da manifestação do amor e da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás. Encontramos no terreiro da verdadeira Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita; espíritos bondosos que não fazem distinção de raça, cor ou religião, e acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seguidores do Saravá Umbanda

sábado, 26 de maio de 2012

Construir ou Destruir?


"Nesta vida todo mundo quer se dar bem".

Esta frase tem sido muito usada pelas pessoas que vivem o aqui e agora. "Se dar bem" é a fórmula. A que preço? De que forma? Pouco interessa. E assim vai uma multidão de pessoas agindo como um arrastão, apenas para "se dar bem".

Diria eu, na minha pseudo sabedoria que infelizmente não pude adquiri-la nem em bancos escolares, nem em livros mas nas experiências que vivi na carne como um simples lavrador, que as pessoas perderam o rumo. Hoje no mundo espiritual, fazendo o balanço das vidas encarnadas das quais me é permitido lembrar, consigo perceber que a mais importante para minha evolução foi essa onde o cultivo da terra me sustentava o pão.

Aprendi nela a humildade que só a natureza é capaz de exemplificar, a paciência de esperar a semente desabrochar, crescer, florescer e retornar num saboroso fruto. Aprendi valores que ainda vigoram entre as pessoas criadas no interior. Acordando com o amanhecer e arando a terra, curei-me da preguiça. Observando as estrelas iluminando as noites, compreendi o quanto somos pequenos diante da grandeza da criação e do Criador.

Hoje tudo é automático e muito fácil. Todos precisam "ter", quase ninguém preocupa-se em "ser". Tudo tem que ter retorno imediato e lucrativo e de preferência, reconhecido e exaltado por muitos.

Adoração ao deus Ego, criando uma nova religião!

As vezes, no silêncio em que trabalhamos no mundo espiritual, nos assusta ainda o alarde com que se trabalha no mundo material, inclusive na caridade.

Filhos de boa índole, de coração amoroso e de mãos laboriosas mas que infelizmente se perdem na necessidade do reconhecimento de seus feitos.

Esquecem-se os irmãos encarnados que todo bem  realizado não passa de mera obrigação, sem motivos para exaltação ou publicidade. Muito menos de disputa.

Quando se praticam atos considerados caridosos, que seja de bom grado, com o coração livre e limpo de  cobranças, para que possa gerar energia "construtiva". Ou o contrário pode estar se dando, sem que o feitor perceba.

Sabemos que "tudo" é energia. Condensada ou solta no espaço cósmico, está disponível para manipulação constante dos seres pensantes. Portanto, o simples fato de "pensar" já constrói ou destrói. Constatamos através da observação, pela energia gerada em qualquer trabalho realizado, que muitas vezes as mãos constroem aquilo que o pensamento imediatamente destrói. Ou seja, enquanto se realiza um trabalho manual, se ao mesmo tempo nosso coração e nosso pensamento não estiverem envolvendo aquilo num sentimento elevado de amor e gratidão, é melhor que não o façamos, pois ali estará sendo impregnado pela nossa energia que ficará refletindo no ambiente. E tudo que reflete, a nós retorna também e sempre em primeira mão.

Amigos e irmãos de caminhada. Fazei, mas não pelo fato de simplesmente fazer. Construí com as mãos, colocando nelas vossos corações, considerando que tudo que delas sai são sementes. Sede lavradores e semeadores no dia de hoje, pois amanhã se dará a colheita.

Bons frutos a todos vós!

Tucuruí - Um Caboclo de Oxossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos de Linha de Esquerda da Umbanda

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações "

Allan Kardec

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Baixar Pontos de Umbanda

DOWNLOADS-CDs de Pontos
DOWNLOADS-CDs de Pontos

Saravá

Estrela de Davi - Dois triângulos sobrepostos, reunidos formando um hexagrama simbolizam a harmonia entre os dois opostos. O resgate e a ascensão de todas as almas rumo à espiritualidade. Pois em verdade aquele que se encontra em grau mais alto possui um correspondente em grau mais baixo. Esta simbologia refere-se ainda, à não estaticidade da evolução, pois não existem dores e tampouco infernos eternos, uma vez que, se a evolução é infinita, aquele que se situa no ponto mais alto, ao evoluir, leva consigo todo sistema, sendo que o que está no grau mais baixo, por sintonia, também subirá. Saravá o Astral Maior!

SARAVÁ!
SA = Força, Senhor RA = Reinar, Movimento VÁ = Natureza, Energia.
Saravá significa então a força que movimenta a natureza. Saravá também pode significar "Salve" ou "Viva". Na Umbanda, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que tem dentro de mim, saúda o deus que tem dentro de você. Saravá!