A Mediunidade é compromisso assumido na
Espiritualidade, antes mesmo de se reencarnar. É como se deixássemos uma
autorização ao mundo espiritual para que, quando chegada a hora certa, possamos
servir de "elo de comunicação" (instrumento) para os espíritos poderem
se comunicar.
Porque então, tantas vezes a mediunidade não é
praticada? Algumas vezes porque esse compromisso é esquecido ou camuflado
perante uma sociedade que geralmente olha a Umbanda com grande preconceito.
Mediunidade para a maioria dos Umbandistas é
sinônimo de muita luta, resignação e sacrifício; por outro lado, ao longo da
caminhada, nos proporciona uma imensa certeza do dever cumprido. Os Médiuns de
Umbanda são aqueles que vem com seu perispírito preparado para ser instrumento
de comunicação, orientação ou cura nos trabalhos Umbandistas. Citaremos agora
alguns "tipo" de médiuns:
Médium de Comunicação: São aqueles que incorporam
na Umbanda. Caboclos, Pretos-Velhos, Exus, Baianos e outros tipos de Entidades
como por exemplo entidades da Linha do Oriente, da cura (José de Arimatéia).
Sua função é procurar o aprimoramento para ser bons instrumentos, evoluindo
cada dia, tentando se afastar de seus erros, vícios, atitudes de maldade,
inveja, orgulho e vaidade.
Médiuns de Orientação: São os que tem facilidade
no esclarecimento de pessoas dentro do trabalho de Umbanda. Alguns jamais
incorporam, porém, são usados para orientar e encaminhar Entidades Espirituais
no trabalho de "transporte" devido ao seu preparo moral e espiritual
já trazidos de outras vidas. Sua função é não se deixar abater diante de
situações difíceis dentro do trabalho, doando energia quando necessário àqueles
que estiverem precisando.
Médiuns de Cura: São aqueles que além de trabalhar
com suas entidades habituais, podem ser usados em casos de doenças, por
entidades curadoras que através do médium atuam sobre o doente. Sua função é
dar condições para a entidade usufruir de sua energia para recuperação e alívio
da enfermidade. Essa energia depois é reposta naturalmente.
- Médiuns em Desenvolvimento –
Algumas pessoas chegam ao Centro por
"amor" outras pela "dor" e outras ainda pela
"obsessão".
Todos devem ter consciência e responsabilidade
para saber que antes de se assumir um lugar nos trabalhos de uma Casa de
Umbanda, é preciso ter maturidade; ou seja, procurar aprender antes e praticar
depois; para que quando a caridade seja praticada, exista responsabilidade e
não aconteça o entra e sai de médiuns, tão freqüentes nos terreiros.
Quando um médium ingressa num terreiro, é um elo a
mais que se liga na corrente mediúnica da casa, e passa a ter deveres e
obrigações, tais como: equilibrar-se ao máximo para que a corrente não perca o
equilíbrio, pois quando um elo se quebra, todos caem juntos; aproveitar as
giras para troca de energia com suas entidades (com a prática passa a sentir e
reconhecer suas vibrações); fazer banhos de defesa no dia do trabalho,
acompanhado de vela para o Anjo de Guarda; não comer carne no dia do trabalho;
não praticar atos sexuais 24 horas antes do trabalho; vir com roupa branca
designada pela casa; vir sem "badulaques", tais como: relógios,
brincos, pulseiras, anéis, tiaras, correntes, fivelas, etc. (as entidades
precisam apenas dos médiuns, não de seus enfeites); vir sem maquiagem; seguir o
regulamento da casa, como horários entre outros; quando incorporar, ser
responsável pelo material utilizado pelo "seu" guia, como velas,
guias, etc.
Os que chegam pela "dor", ou seja,
chegam através de algum problema que atrapalha sua vida, seu trabalho ou sua
saúde, devem ser tratados até que se sintam curados do problema que os afligia
e ai então, se tiverem disposição e vontade, podem fazer parte da corrente,
primeiro estudando os trabalhos, analisando e tendo a certeza que é o que
realmente quer.
Por último, os médiuns que chegam através da
obsessão precisam ser cuidadosamente orientados, tratados e energizados, bem
como a entidade obsessora. Com o tempo, quando houver o afastamento da
entidade, fatalmente haverá a melhora do médium e aí chega a hora da
recomposição da energia perdida, principalmente atuando nos chacras e no aura
do paciente. Na Umbanda um dos tratamento de desobsessão é feito através do
"transporte" que consiste em transferir a entidade que acompanha o
paciente para um médium preparado que dê condições para a entidade se
manifestar.
Geralmente, o primeiro passo para o médium dentro
do trabalho de Umbanda é ser "cambono", ou seja, ajudar a entidade
que está atendendo as pessoas.
Quando um médium está cambonando deve entender que
mesmo que o caboclo (preto-velho, criança ou exu) esteja conversando com outras
pessoas durante o trabalho, a entidade continua atuando nele, ajudando no seu
desenvolvimento. Pouco a pouco, com o passar do tempo, os médiuns que forem de
incorporação começarão a sentir as vibrações das entidades que começam a se
aproximar da sua mente e do seu corpo. Alguns se assustam, outros se retraem,
outros começam a inventar passos para a entidade, e aí começa um período de
enorme insegurança para o médium em desenvolvimento. Os questionamentos
começam: "Será que sou eu ou a entidade?" Essa é a pergunta mais
freqüente na iniciação dos médiuns, porque mesmo sentindo que realmente existe
uma força maior junto dele, ele não entende como pode ouvir, ou ver, ou saber o
que está sendo feito. Ora, seria muito fácil se simplesmente a consciência
sumisse e as entidades trabalhassem sozinhas. Mas onde estaria a
responsabilidade do médium? Como iria evoluir? Como iria aprender? Na Umbanda a
maioria dos médiuns têm consciência do que se passa; alguns tem semiconsciência
e raríssimos são inconscientes.
Os que ouvem e veem o que sentem durante o
trabalho, no começo se sentem inseguros; mas com o passar do tempo, a maior
prova que se tem da presença da entidade é o resultado do trabalho junto aos
pacientes. Qual a fórmula mágica que o médium consciente tem para agir
corretamente e não mistificar? Veja esses conselhos: "Seja sincero Luz e
Caridade com você mesmo; se você não se enganar, não enganará ninguém".
Coloque no seu subconsciente que não é você que vai trabalhar e sim a entidade.
Libere sua energia em favor desse trabalho e seja um bom instrumento. Não
queira passar na frente dos caboclos e colocar a "sua" vontade em
prática. Não queira imitar outros médiuns, você tem sua individualidade e sua
entidade também. Exemplo: não é porque uma entidade chega e ajoelha que todos
precisam fazer o mesmo. Cada entidade tem sua própria personalidade. Cabe ao
médium deixar que ela se manifeste.
Os médiuns semiconscientes são aqueles que as vezes
ouvem, as vezes vêem. Precisam ter equilíbrio para não atrapalhar a
comunicação. Interessante é que na quase totalidade das vezes ao término do
trabalho guardam somente frases soltas, incoerentes, não se lembrando dos casos
que atendeu ou que mirongas prescreveu.
Os médiuns inconscientes são aqueles que não
ouvem, não vêem, ou seja, não tem nenhum controle na comunicação.
São médiuns que tem muita dificuldade no seu
desenvolvimento pois quando são "puxados" na gira, sentem como se
estivessem caindo num buraco fundo, e se apavoram. Por não ter controle na
comunicação, não são aconselhados para tipos de trabalho de desobsessão como o
"transporte".
Existem também os que possuem a vidência, a
audiência, a intuição (às vezes por pensamentos, às vezes por sonhos), o
transporte (médiuns que saem do corpo físico e vão para outros lugares), de
efeitos físicos, de materialização, etc.
A mediunidade, quando desenvolvida num terreiro de
Umbanda onde a seriedade e a responsabilidade são fatores constantes, tem um
caminho muito bonito; mas quando isto não acontece, existe um grande perigo
deste médium ficar completamente desequilibrado chegando muitas vezes até a
obsessão. Outro fator de muito perigo é a incorporação sozinho, em casa (fora
do Congá). Existe uma grande possibilidade de, com o passar do tempo, o médium
pensar que está incorporando um Caboclo e na verdade ser outro tipo de entidade
(mistificador ou zombeteiro).
Quanto às vibrações que sentimos no
desenvolvimento, podemos dar um aspecto geral, lembrando que não é regra.
Caboclos de Xangô: vibração nas mãos e pernas.
Peso como se fosse maior que o médium.Impressão de força.
Caboclos de Oxossi: vibração na região da nuca.
Geralmente chegam quietos. Trazem vibrações de firmeza.
Caboclos de Ogum: geralmente chegam com grito de
guerra. Caboclos mais agitados, com gestos menos suaves.
Caboclos de Yemanjá: começam balançando o corpo do
médium, como as águas do mar. As caboclas dançam e giram limpando as vibrações
negativas das pessoas e do ambiente. Emitem energia através das mãos, no
balançar dos dedos. Trazem paz.
Pretos-Velhos (Iofá, Yorimá): vibração nas costas,
que se curvam e pesam. Pernas e mãos tremem.
Crianças (Cosme e Damião, Yori): vibração de
alegria.Vontade de rir, cantar. Alegria por estar ali.
Os banhos de defesa ajudam muito no
desenvolvimento mediúnico, desde que usados com precaução. Cada erva tem sua
força e sua magia. Cada energia serve para determinado objetivo.
Por isso os banhos não devem ser feitos sem
orientação. Existem banhos que podem ser jogados da cabeça aos pés, enquanto
outros somente do pescoço para baixo.
Na altura da nuca de cada médium, existe uma
glândula (ponto) chamado hipófise, que é a responsável pelo desenvolvimento
mediúnico. É o ponto de intercâmbio direto com a Espiritualidade. Nesse ponto,
os caboclos trabalham quando vão puxar ou repulsar uma entidade - juntamente
com o chacra frontal (testa).
Quando um médium é mal orientado e joga na cabeça
qualquer tipo de banho (inclusive banhos fortes de descargo) pode desequilibrar
totalmente a energia do perispírito levando o médium ao desgaste físico e
mental, ficando muitas vezes doente.
Os banhos devem ser orientados pelas entidades
para atingir bons resultados. Alguns podem até ser feitos quando se tem oportunidade,
como por exemplo, o banho de cachoeira e o de mar.
Nós, médiuns da Umbanda, devemos respeitar e amar
as entidades que trabalham nessa linha e nessa Casa, porque não é por acaso que
um grupo se encontra; nem de entidades e nem de médiuns.
Muitas vezes nos parece difícil, quase impossível
continuar a marcha; mas ZAMBI nunca nos dará uma cruz mais pesada do que
possamos suportar.
Que Oxalá nos una, que os Orixás nos abençoem e
que nossos Caboclos e Pretos-Velhos nos orientem até nossa volta para Aruanda.
Fonte: http://luzaruanda.blogspot.com.br/
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