Saravá as Caboclas e os Caboclos da Umbanda
Saravá o Índio Brasileiro
História do Dia do Índio
Comemoramos
todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data
comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através
do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da Data
Para
entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado
no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de
contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos
países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram
convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios
não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e
temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há
séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens
brancos”.
No
entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas
resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento
histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi
escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data
Neste
dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura
indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a
cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam
festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a
importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas
terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos
lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os
portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o
desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda
ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais,
muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Por que dia 19 de abril é Dia do Índio?
"Certo
que todo dia é dia do índio, assim já dizia Baby Consuelo, a Baby do
Brasil, só que o dia 19 de abril, foi um fato histórico, pois, em 1940,
no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a
presença de diversos países da América e os índios, tema central do
evento, também foram convidados. Como os índios, estavam habituados a
perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se
afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a
importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os
índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância
histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente
americano.No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas, assinou o
decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos
outros países da América, comemorasse o Dia do Índio, em 19 de abril.
Daí então, que deu início aos grandes movimentos indígenas, pois, foi
através desse I Congresso Indigenista, que os indígenas tiveram
consciência, que tinham forças para lutarem pelos seus direitos. Lutarem
por suas terras, pela preservação de sua cultura, por sua
sustentabilidade e lutar pelo simples direito de continuarem a ser
índios. Por isso temos que ter consciência, que o dia 19 de abril, não é
só uma data comemorativa banal, essa data tem um significado histórico,
e temos que respeitar, pois o dia 19 de abril de 1940, foi o primeiro
passo para nós estarmos caminhado hoje."Trecho da carta de Alexandre
Pankararu (alex@indiosonline. org.br)
Em
18/04/2006, na véspera do Dia do Índio, o Senado Federal reconheceu
Sepé Tiarajú, como um dos “Herói da Pátria”. Projeto do Senador Paulo
Paim (PT/RS), que inscreveu o nome do guarani Sepé Tiaraju no “Livro dos
Heróis da Pátria”. Sepé Tiaraju, índio guarani da possessão Os Sete
Povos das MissõesAo lado de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, D.Pedro I,
Marechal Deodoro, Duque de Caxias, Almirante Tamandaré, Plácido de
Castro e Chico Mendes, o corregedor dos 7 Povos das Missões Jesuíticas,
Sepé Tiarajú, é o primeiro indígena a constar no Panteão da Liberdade e
da Democracia Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em
Brasília. “Sem dúvida, o índio Guarani Sepé Tiaraju é um símbolo na luta
pela liberdade. Grande líder do seu povo, lutou até a morte para
defender o direito de permanecer em sua terra. Sepé Tiaraju é hoje uma
lenda para os nossos indígenas, e os de toda a América Latina. Simboliza
o ideal de liberdade, de dignidade e de bravura, tão preciosos para os
índios e exemplares para todos os cidadãos brasileiros”. (Senadora Maria
do Carmo - PFL/SE).
“Sepé
Tiarajú representa a luta histórica de um povo que lutou para
permanecer no seu chão”, ainda emocionado, o senador gaúcho Paulo Paim,
lembrou que a nação indígena solicitou que esse projeto fosse
apresentado tanto no Senado como na Câmara. O deputado Marco Maia é o
autor da proposição na Câmara.
NAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL, segundo a FUNAI
Amawáka
- Nawa – Arara – Nukuini – Ashaninka - Poyanawa – Deni – Shanenawa -
Jaminawa – Yawanawá – Katukina – Kaxinawá – Kulina – Manxinéri - Cocal –
Jeripancó - Kariri_Xocó – Karapotó – Tingui_Botó – Wassú –
Xucuru_Kariri - Galibi – Galibi_Marworno – Karipuna – Palikur – Wayampi –
Wayána_Apalai - Apurinã – Issé – Katawixi – Marimam – Parintintin –
Tuyúca – Arapáso – Jarawara – Marubo – Paumari – Waimiri_Atroari –
Aripuaná – Juma – Katwená – Matis – Pirahã – Banavá_Jafí – Juriti –
Kaxarari – Mawaiâna – Pira_tapúya – Wanana – Baniwa – Kaixana – Mawé –
Sateré_Mawé – Warekena – Barasána – Kambeba – Kayuisana – Mayá – Suriána
– Baré – Kanamari – Kobema – Mayoruna – Tariána – Xeréu – Kanamanti –
Kokama – Miranha – Tenharin – Yamamadi – Desana – Tora - Karafawyána –
Korubo – Miriti – Yanomami – Himarimã – Karapanã – Munduruku – Tukano –
Zuruahã – Hixkaryana – Maku – Mura – Tukúna - Arikosé – Pankararú –
Atikum – Botocudo - Pataxó Hã Hã Hãe – Kaimbé – Tuxá – Kantaruré –
Kariri – Kiriri – Kiriri_Barra – Pankararé - Jenipapo – Kalabassa –
Kanindé –Pitaguari – Potiguara – Tabajara – Tapeba – Tremembé - Guarani
[M'byá] – Tupiniquim – Ava_Canoeiro - Karajá – Tapuya - Awá, - Guajá –
Guajajara – kanela – krikati – Timbira [Gavião] - Apiaká – Juruna –
Mehináko – Rikbaktsa – Yawalapiti – Kalapalo – Metuktire – Suyá – Zoró –
Aweti – Kamayurá – Tapayuna – Bakairi – Mynky – Tapirapé - Bororo –
Katitaulú – Nafukuá – Terena - Cinta Larga – Kayabí – Nambikwara –
Trumai - Enawené_Nawê – Kayapó – Naravute – Umutina – Hahaintsú –
Kreen_Akarôre – Panará – Waurá - Ikpeng – Kuikuro – Pareci – Xavante –
Irantxe – Matipu – Xiquitano – Guarany [Kaiwá e Nhandéwa] – Guató –
Kadiwéu – Kamba – Kinikinawa – Ofaié – Kaxixó – Krenak – Maxakali –
Pataxó – Tembé – Xakriabá – Kaingang – Xeta - Fulni-ô – Kambiwá –
Kapinawá – Truká – Xucuru – Guarani - Amanayé – Parakanã - Zo'e – Anambé
– Suruí - Katwena – Araweté – Kaxuyana – Tiriyó – Assurini – Kayabi –
Turiwara – Wai_Wai – Waiãpi – Kuruáya – Wayana_Apalai – Mawayâna –
Xipaya – Aikaná – Jabuti – Mutum – Urupá – Ajuru – Kanoê – Amondawa –
Pakaanova – Karitiana – Paumelenho – Arikapu – Sakirabiap – Ariken –
Koiaiá – Aruá – Kujubim – Tupari - Makuráp - Uru Eu Wau Wau – Mekén –
Urubu – Ingaricô – Macuxi – Patamona – Taurepang – Wapixana - Ye'kuana –
Xokleng – Xocó - Apinaye – Javaé – Kraho – Xerente
Grupo Povo de Aruanda
Parabéns ao dia do Índio, etnia fundamental para a formação de nossa Lei Divina da Umbanda.
Formadora
da linha de Caboclos, com seus ancestrais atuam no astral para nosso
desenvolvimento espiritual aqui no plano terrestre.
Utilizamos seus cantos, fundamentos e trabalhos mediúnicos.
Etnia
forte, exterminada aos poucos pelo homem branco (nós), os mesmos que
hoje necessitam de seus ensinamentos, e ajuda, e mesmo assim, nos
auxiliam felizes em ter essa oportunidade.
Legião
espiritual, tão nobre que vem a terra, limpar os corpos materiais de
seus antigos algozes, para que os mesmos possam evoluir no lado
espiritual.
Obrigado
por existirem e proteger sua linha de atuação vibracional que são as
matas, florestas e a natureza em geral, que nós homens "civilizados
brancos", continuamos a degradar, exterminar e devastar em nome de uma
pseudo evolução e desenvolvimento.
E
mais em especial , homenageio meu Guia e Mentor Caboclo Índio
Tupinambá, espírito guia que atua na linha dos caboclos (índios) de
Oxóssi, povo das matas. Saravá a todos os Índios da Terra e do Astral,
Anauê!
Denis Sant’Ana
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